Eletroencefalograma

O Eletroencefalograma (EEG) consiste no registro da atividade elétrica cerebral através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com auxílio de uma pasta condutora. Esse exame é indolor e tem como principal indicação a suspeita de alterações da atividade elétrica cerebral. O registro dura pelo menos 20 minutos, e é conduzido por uma técnica, para posterior análise e emissão do laudo pela médica especialista.

Como é feito o Eletroencefalograma:

Após a colocação dos eletrodos, será iniciado o registro da atividade elétrica cerebral com paciente em vigília (acordado). Se possível, essa atividade é registrada também durante a sonolência e o sono. Durante o EEG, serão realizadas duas provas de estimulação, o objetivo dessas provas é aumentar a sensibilidade do exame e detectar possíveis alterações específicas causadas por elas: A primeira é a fotoestimulação intermitente, onde colocamos uma lâmpada na frente do rosto do paciente, que emite flashs luminosos de frequências variáveis. A segunda prova é a hiperpneia, ela é realizada em pacientes colaborativos, onde solicitamos que o paciente realize respirações profundas forçadas e rápidas, por aproximadamente 3 minutos.

Preparação para o exame:

  • O paciente deve manter sua alimentação de forma habitual.
  • Lavar bem os cabelos apenas com Shampoo, sendo necessário que já estejam secos para o exame.
  • Não utilizar produtos capilares antes do exame, como: Gel, Creme, Condicionador, Óleos, etc.
  • Não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo, a menos que haja recomendação médica para isso.
  • Se possível, trazer exames de EEG, Ressonância ou Tomografia realizados anteriormente.
  • A depender do caso, é solicitada realizar privação de sono antes do exame.

Modalidades de EEG realizados

Eletroencefalograma (EEG) simples:

Tem duração de 20 minutos. Realizada manobra de estimulação com fotoestímulo e hiperpneia.

Eletroencefalograma em Sono Induzido:

Tem duração de 40 minutos, onde é ofertada medicação via oral com potencial sedativo para o paciente. Realizada manobra de estimulação com fotoestímulo e hiperpneia (se paciente colaborativo). Não realizamos sedação endovenosa.

Eletroencefalograma Prolongado (EEG P):

Duração de 1 hora, podendo ser prolongado com horas adicionais a critério do pedido médico. Realizada manobra de estimulação com fotoestímulo e hiperpneia.

Eletroencefalograma Quantitativo (EEG Q) / EEG com Mapeamento Cerebral:

Tem duração de 30 minutos. Realizada manobra de estimulação com fotoestímulo e hiperpneia. Esse exame tem o complemento de análise eletrográfica computacional adicional.

Vídeo-EEG / Telemetria de 12 Horas:

O Video-EEG tem duração de 12h, podendo ser realizado em ambiente próprio (CENEC), hospitalar (UTI) e domiciliar (home care). O exame consiste em um registro prolongado da atividade elétrica cerebral e, simultaneamente, do comportamento do paciente, por meio de gravação de vídeo em alta definição. São realizadas provas de ativação, com fotoestimulação e hiperpneia. Durante o exame, é possível ler, usar o celular, dormir e alimentar-se normalmente, recomenda-se ter um acompanhante.

×