Eletroneuromiografia

Este exame avalia o funcionamento dos nervos e dos músculos. Não é recomendável a utilização de sedativos ou anestesia, e a cooperação do paciente é indispensável, e o exame é tolerável – fique tranquilo! A duração do exame varia de caso a caso, e pode durar até mais de uma hora; o seu exame será planejado por um especialista, de acordo com as informações fornecidas pelo seu médico e por você. Se possível, venha para a clínica com disponibilidade de tempo, pois o seu exame pode durar mais tempo que o previsto inicialmente. Estamos comprometidos em fazer o que for necessário para auxiliar no seu diagnóstico.

Importante:

O uso de marca-passos cardíacos ou implantes eletrônicos não contraindicam o exame, entretanto você deve nos informar para que sejam tomados os devidos cuidados. Por exemplo: no caso de marca-passos com desfibrilador automático, precisamos combinar com a empresa do marca-passo para que eles venham monitorar o seu coração durante o exame. Essa informação está disponível na carteirinha do marcapasso – se tiver alguma dúvida, nos avise.

O uso de medicações anticoagulantes não constitui contraindicação à eletroneuromiografia, mas pode haver a formação de hematomas intramusculares nos exames de alguns músculos. Precisamos dessa informação para saber como conduzir seu exame, a fim de evitar complicações.

Se você tem Miastenia Gravis e usa medicação anticolinesterásica, como Mestinon®, isso pode mascarar o resultado do seu exame. É recomendável a suspensão da medicação no dia do seu exame, e essa suspensão precisa ser autorizada pelo seu médico.

Recomendações:

  • Chegue antes do seu horário para que você possa preencher formulários e ser preparado para o exame.
  • Não passe cremes, óleos, pomadas ou maquiagem na região a ser estudada. Exemplos: mãos e braços para estudo dos Membros Superiores (MMSS); pés e pernas para estudo dos Membros Inferiores (MMII); e Face.
  • Traga sempre os exames de eletroneuromiografia anteriores, se houver.
  • E embora não sejam necessários para realização do exame, outros exames complementares podem ser úteis na interpretação dos achados, contribuindo para o seu diagnóstico: exames laboratoriais, líquor, tomografia ou ressonância da coluna, e biópsias de nervo ou músculo.
×